Loading ...
Loading ...

Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitve Science

CFP Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science - Mídias Sintéticas e Artificiais: Produtos comunicacionais estruturados por Sistemas Computacionais Inteligentes constituídos de viés cognitivo (2º semestre de 2021)

A Edição Especial da Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science (ISSN 2357-7126), volume 9, número 2, vinculada ao grupo de pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog), possui como proposta, para publicação de edição no segundo semestre de 2021, reunir reflexões teóricas e práticas de aplicações que envolvam os domínios das mídias sintética e artificial.

As tecnologias digitais conectadas permitem acesso a conteúdos oriundos de sistemas computacionais constituídos por modelos baseados em Inteligência Artificial. Esses sistemas podem produzir e manipular produtos audiovisuais com um resultado extremamente realista e, a partir disso, podem apresentar, por exemplo, uma pessoa dizendo ou fazendo algo que ela não disse ou fez. O resultado desse processo é uma nova categoria de imagens, textos, áudios, vídeos e dados gerados por algoritmos chamados de mídia sintética. É possível gerar rostos e lugares que não existem e até criar um avatar de voz digital que imita a fala humana, originando também as “deepfakes”.

Já a Mídia Artificial, também estruturada nesse ambiente emergente tecnológico, está sendo consolidada por intermédio de sistemas computacionais dotados de viés cognitivo, os quais criam conteúdos via relacionamento com a audiência, em tempo real. Os chatbots são as pontas mais visíveis desse campo tecnológico apesar de serem tecnologias responsivas abarcadas com um conjunto de respostas previamente produzidas. Nesse bojo, surgem tecnologias, como GPT-3, um modelo de linguagem autorregressivo de terceira geração, que usa aprendizado profundo para produzir textos semelhantes aos humanos e usa a distinção anterior para analisá-los.

O objetivo de tais tecnologias é emular um relacionamento conversacional real utilizando sistemas que tentam ser reflexivos e adaptativos. A Mídia Artificial, embasada em Sistemas Cognitivos Artificiais, se estabelece no âmbito de como os humanos interagem com as informações (Human Information Interaction), com o objetivo de criar um ambiente comunicacional que contenha a compreensão da interação humana em toda a sua complexidade.

Assim, a relação entre máquina computacional e seres humanos, nessa linha tecnológica cognitiva, é feita em parceria com a troca de informações de forma simétrica (simbiótica) entre dois agentes cognitivos, um biológico (ser humano) e outro sintético (máquina computacional). 

Um novo ecossistema informativo, também composto pelas mídias sintética e artificial, está desafiando a produção e distribuição de produtos comunicacionais, criando um novo tipo de relacionamento com o público, pois as fronteiras entre objetos de informação, tecnologias digitais conectadas e pessoas estão cada vez mais turvas, permitindo e fornecendo novas formas e serviços de informação. Diante desse cenário, a audiência não sabe distinguir se o conteúdo é produzido por seres humanos ou por máquinas computacionais dotadas de viés cognitivo.

Estão convidados a participar pesquisadores interdisciplinares que possuem trabalhos na área de comunicação digital conectada com foco nas questões que envolvem o uso de sistemas tecnológicos inteligentes e a Comunicação Social. 

O tema da edição é Mídias Sintética e Artificial no Campo da Comunicação Social. Nessa linha, poderão ser enviados trabalhos que envolvam, por exemplo:

        * Análise de produtos comunicacionais originados por Inteligência Artificial;

        * Ensaios e/ou elaborações teóricas sobre Mídia Sintética;

        * Ensaios e/ou elaborações teóricas sobre Mídia Artificial;

        * Projeções sobre o uso de sistemas computacionais com viés cognitivo no Jornalismo, Publicidade, Propaganda e Marketing e         Relações Públicas ; 

        * Discussão sobre ética e comunicação relacionada aos campos das Mídias Sintéticas e Artificiais;

        * Discussão sobre a necessidade de marcos regulatórios nos campos das Mídias Sintéticas e Artificiais.

 

Algumas referências:

FIDEL, Raya. Human Information Interaction: An Ecological Approach to Information Behavior. The MIT Press, 2012. 

FLORIDI, L,; CHIRIATTI, M. GPT-3: Its nature, scope, limits, and consequences. Minds and Machines, Springer, 2020.

GUZMAN, A. L.; LEWIS, S. C. Artificial intelligence and communication: A Human–Machine Communication research agenda. New Media and Society, v. 22, n. 1, p. 70–86, 2020. 

JOHNSON, D. G.; DIAKOPOULOS, N. What to do about deepfakes. Communications of the ACM, v. 64, n. 3, p. 33–35, mar. 2021. 

LICKLIDER, Joseph Carl Robnett. Man-computer symbiosis. IRE Transactions on Human Factors in Electronics, New York, p. 4-11, mar. 1960.

LIMA JUNIOR, Walter Teixeira. Nova relação entre ser humano e máquina computacional. Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, v. 16, p. 134-144, 2019 

    

A Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science não realiza cobranças para submissão de artigos, bem como para a sua publicação.

Os artigos podem ser escritos em inglês ou português e aqueles que forem selecionados serão publicados no 2º semestre de 2021.

-

EDITOR 

Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Universidade Federal do Pará (UFPA)

E-mail: walter.lima@unifesp.br

 

DATAS IMPORTANTES

- Início do período de submissão de papers: 15 de julho de 2021

- Término do período de submissão de papers: 15 de setembro de 2021

- Aviso de aceite ou recusa do paper enviado: 30 de setembro de 2021

- Publicação em dezembro de 2021.

 

PARA REGISTRO NA REVISTA

http://www.revista.tecccog.net/index.php/revista_tecccog/user/register

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

http://www.revista.tecccog.net/index.php/revista_tecccog/information/authors

 

SUBMISSÃO DO PAPER

http://www.revista.tecccog.net/index.php/revista_tecccog/dashboard


Journal Homepage Image

Brazilian Journal of Technology, Comunication, and Cognitive Science
Open Journal Systems Public Knowledge Project